Seja um doador!

A doação de sêmen é um ato de extrema solidariedade, onde o doador ajuda anonimamente outra pessoa que por algum motivo não pode ter um filho devido a falta do gameta masculino, o espermatozoide. Desta forma, você estará ajudando casais homoafetivos, mulheres sem parceiro masculino, casais onde o marido não produz sêmen ou produz espermatozoides alterados, dentre tantos outros exemplos.

Além disso, você terá o resultado de diversos exames para as principais IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis) além do espermograma (exame que avalia a fertilidade).

Fornecimento de sêmen de doador anônimo

Como funciona?

No Brasil, a doação é voluntária e anônima, ou seja, não há pagamento para o doador de sêmen e a sua identidade será mantida em sigilo. O banco de sêmen é responsável pela seleção dos doadores e o congelamento das amostras, garantindo total segurança neste processo.

Quem pode doar?

Homens saudáveis com idade entre 18 a 40 anos que apresentem exames laboratoriais sorológicos e microbiológicos para doenças infecciosas negativos.

Que vantagens você terá sendo um doador de sêmen?

Além de ajudar outras pessoas a realizarem o sonho de ter um filho, haverá a realização de diversos exames sem custo ao doador, como: espermograma completo, pesquisa para as principais ISTs e consulta com urologista.

Quais as funções do banco de sêmen?

O banco é responsável pela seleção dos doadores, congelamento do sêmen e posterior fornecimento às clínicas, garantindo a segurança das amostras e dos pacientes, seguindo as exigências dos órgãos reguladores. Para isso, uma série de etapas devem ser rigorosamente seguidas: desde a triagem e escolha cuidadosa dos doadores saudáveis, passando por exames médicos e laboratoriais, além de critérios de seleção mínimos de qualidade da amostra. Para que a amostra seja liberada, os exames devem ser repetidos em um período de 6 meses (conhecido como quarentena), garantindo que não haja contaminação. Além disso, o banco de sêmen controla a quantidade de nascimentos por doador em cada região, evitando que venham a se encontrar no futuro.

Recomendações para realização das coletas:

Quero ser um doador, quais são os passos?