A qualidade do nosso ar está péssima, sendo a quantidade de partículas que inalamos mais que o dobro da ideal para um ar considerado puro, segundo a OMS.
E você sabia que a exposição à poluição do ar e à fumaça pode impactar diretamente a saúde reprodutiva? Pois é, não é apenas a nossa saúde respiratória que pode sofrer com essas chamas! Tanto homens quanto mulheres podem ser afetados, com consequências que vão além do que imaginamos.
Em homens, a poluição pode reduzir a contagem de espermatozoides diminuindo a qualidade do sêmen, causar desequilíbrios hormonais e inflamações no sistema reprodutivo. Já nas mulheres, a exposição à poluição pode comprometer a qualidade dos óvulos, afetar a ovulação e até aumentar o risco de abortos espontâneos e complicações durante a gestação. Se tem sugerido que os efeitos de inalar um ar com muita fumaça, podem ser semelhantes aos efeitos causados pelo tabagismo.
As consequências das mudanças climáticas impactam a todos, e não seria diferente para a reprodução. Precisamos agir coletivamente para conseguirmos minimizar os impactos a longo prazo!