Você sabia? O câncer de testículo pode afetar a fertilidade masculina e de pessoas com próstata. A boa notícia é que, com o congelamento de sêmen, suas opções para o futuro podem ser preservadas!
O próprio câncer testicular normalmente leva à uma redução da produção espermática, podendo por si só levar à infertilidade. Além disso, em alguns casos são indicados tratamentos como quimioterapia e radioterapia que são tóxicos às células que produzem os espermatozoides, levando a uma parada da sua produção.
Após o término do tratamento, a fertilidade é retomada na maioria dos casos, porém, alguns pacientes podem ficar inférteis para sempre. O congelamento de sêmen pode ser um grande aliado para trazer um pouco de tranquilidade nesse momento delicado, uma vez que os espermatozoides são preservados em laboratório e podem ser utilizados no futuro caso a fertilidade não seja restabelecida.
É importante lembrar: após o diagnóstico, é recomendável agir rápido e realizar as coletas antes do início de qualquer tratamento.
Mesmo que ter filhos não esteja nos planos no momento, é importante ter essa chance de escolha no futuro. O congelamento de sêmen é um procedimento fácil, seguro e acessível.