Como funciona a doação de sêmen no Brasil?
A doação de sêmen no Brasil é regulada pela Resolução 771 de 2022 da Anvisa e a Resolução do CFM nº 2168/2021.
Esse é um procedimento que ajuda diversas famílias a realizarem o sonho de ter filhos!
Se você está interessado em se tornar um doador ou simplesmente deseja saber como funciona a doação de sêmen no Brasil, venha conosco e saiba tudo sobre esse processo!
O que é doação de sêmen?
A doação de sêmen é o processo em que uma pessoa doa o sêmen para o tratamento de outras pessoas que não possuem os gametas masculinos (espermatozoides).
Nesse caso, a doação pode ser realizada em clínicas de reprodução assistida ou em um banco de sêmen.
O doador de sêmen passa por uma rigorosa triagem com exames, consulta médica, entrevistas e avaliação da qualidade do seu sêmen. Caso seja aprovado, o sêmen é congelado e armazenado no Banco de Sêmen. Somente após os exames negativos, as amostras podem ser escolhidas e enviadas para a clínica de reprodução onde a receptora fará o seu procedimento.
Como funciona a doação de sêmen no Brasil?
Diferente de outros países, a doação de sêmen no Brasil não pode ter caráter lucrativo, ou seja, o doador não pode receber nenhum tipo de retorno financeiro pelo material doado.
Além disso, o sigilo tanto do doador quanto do(a) receptor(a) é obrigatório. Assim, as identidades de quem doa e de quem recebe não são fornecidas!
O banco de sêmen é responsável por selecionar o doador de sêmen dentro dos critérios exigidos pela ANVISA. Aqui no Vida Fértil a triagem é muito rigorosa, contendo exames e cuidados que vão além dos exigidos. O doador de sêmen precisa ser aprovado nas seguintes etapas antes de ser selecionado:
- Questionário de triagem de saúde geral e histórico familiar;
- Avaliação da amostra se sêmen;
- Teste de congelamento da amostra;
- Realização dos exames para doenças infectocontagiosas:
- HIV I e II;
- Hepatite B;
- Hepatite C;
- HTLV I e II;
- Vírus Zika;
- Sífilis (Treponema pallidum);
- Painel de IST’s na urina (como Chlamydia Trachomatis e Neisseria gonorrhoeae)
- Realização dos exames genéticos:
- Cariótipo;
- Painel genético que avalia mais de 500 genes;
- Eletroforese de hemoglobina
- Consulta médica com urologista;
- Aprovação da médica geneticista
Após o doador ser aprovado em todas as etapas acima, ele é selecionado para iniciar as coletas de sêmen para doação. São normalmente realizadas 6 coletas.
Além disso, o doador deve realizar a repetição dos exames 2 ou 6 meses após a doação de sêmen, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como forma de garantir a segurança do material.
Procedimento de coleta de sêmen
- O doador deve manter a abstinência de ejaculação e sexual no prazo recomendado (de 3 a 6 dias);
- Deverá higienizar com água e sabão neutro a região genital em casa antes de vir na clínica;
- O doador deverá higienizar as mãos com água e sabão antes da coleta;
- O doador é levado para uma sala privada, em que deve realizar a masturbação e ejaculação no recipiente fornecido identificado.
Informações solicitadas
O Banco de sêmen coleta as informações do doador para montagem do seu perfil, que será disponibilizado para quem for utilizar as amostras no futuro. Dentre as informações recolhidas, estão:
- Raça
- Religião
- Cor de pele
- Textura dos cabelos
- Cor dos olhos
- Peso
- Altura
- Idiomas
- Ocupação
- Signo
- Hobby
- Se é fumante
- Se tem gêmeos na família
- Se tem alguma deficiência
- Se pratica atividades físicas
- Informações da sua família
Atenção: Ainda que todas essas informações fiquem disponíveis para os pacientes que receberão a doação de sêmen, os dados pessoais e identificação do doador permanecerão anônimos!
Quem pode ser um doador?
Para realizar a doação de sêmen no Brasil, o doador deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter entre 18 e 40 anos;
- Não ter Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
- Estar de 3 a 6 dias sem relações sexuais ou masturbação antes da coleta de sêmen;
- Ter disponibilidade para realizar as coletas de sêmen;
- Querer ajudar o próximo!
E quem pode receber a doação de sêmen?
A doação de sêmen pode ser utilizada por casais homoafetivos, mulheres que desejam ter filhos sem um parceiro ou casais heterossexuais onde o homem não possui espermatozoides.
Além disso, a inseminação artificial ou a fertilização in vitro com sêmen de doador pode também beneficiar essas pessoas:
- Homens com IST cujo vírus não possa ser eliminado do sêmen;
- Quando há riscos do bebê herdar alterações genéticas do pai;
- Homens com espermatozoides de baixa qualidade.
A utilização das amostras doadas deve ser exclusivamente em uma clínica de reprodução previamente cadastrada no Banco de Sêmen, impedindo assim que o paciente se coloque em risco em procedimentos caseiros ou clínicas clandestinas.
Para que serve o termo de consentimento de doação de sêmen?
O termo de consentimento de doação de sêmen é um documento que deve ser assinado pelo doador, através do qual ele fica isento das responsabilidades e direitos em relação à criança que poderá ser gerada com aquele material.
Esse documento também garante a confidencialidade do doador e que a doação de sêmen foi feita de forma gratuita.
Existem riscos na doação de sêmen?
A doação de sêmen é um processo extremamente seguro, tanto para o doador, como também para a mulher que será submetida ao processo de reprodução assistida com aquele material.
Nesse caso, a mulher apenas estará submetida aos riscos dos procedimentos, como a síndrome da hiperestimulação dos ovários (SHO).
Afinal, o material coletado pela doação de sêmen passa por análises rigorosas de segurança, garantindo que a amostra não esteja infectada e ocasione riscos para a mulher ou para o futuro bebê.
Inclusive, por esse motivo o método de doação de sêmen popularmente conhecida como inseminação caseira, não é aprovado nem recomendado pelo CFM, pois o material não passa por nenhum tipo de análise ou exames.
Na maioria das vezes, essas doações ocorrem entre pessoas desconhecidas (em troca de remuneração), significando altos riscos para as mulheres e bebês.
Então, se você tem dificuldade em engravidar, sempre dê preferência aos procedimentos autorizados pelo CFM e busque uma clínica de reprodução ou um banco de doação de sêmen de confiança, como a Vida Fértil!
Somos o primeiro Banco de Sêmen do Rio Grande do Sul!
Através de um atendimento humanizado e altos padrões de qualidade, garantimos a segurança para a realização do seu sonho.
Seja um doador ou encontre seu doador na Vida Fértil!
Compartilhe esse conteúdo com alguém interessado em saber como funciona a doação de sêmen!