Armazenamento de sêmen próprio

O Centro Vida Fértil congela e armazena sêmen de pacientes para preservação da fertilidade. Este procedimento permite que homens armazenem seu sêmen antes de realizar um procedimento que possa interferir na sua fertilidade, como a vasectomia ou a quimioterapia.

Principais indicações este procedimento:


Antes de terapias contra o câncer Muitos tratamentos anti-cancerígenos, tais como quimioterapia e radioterapia, podem afetar permanentemente a capacidade de ter filhos, por isso antes de iniciar um tratamento é importante consultar um médico sobre os riscos de esterilidade ou infertilidade. O mais indicado é congelar o sêmen antes do início do tratamento ou ainda nas fases iniciais. Como sabemos que em alguns casos o tratamento deve ser imediato, temos um horário flexível para estes pacientes.


Antes de cirurgias do testículo ou próstata É indicado congelar e armazenar sêmen antes da intervenção cirúrgica para preservar a capacidade reprodutiva do homem.


Antes de um procedimento de Reprodução Assistida Ao armazenar o sêmen antes da IIU, FIV, ICSI ou outro procedimento, a disponibilidade da amostra de sêmen no momento da técnica será assegurada. Caso a clínica não fique na mesma cidade do paciente, ou por algum outro motivo o marido não possa coletar o sêmen no dia da coleta dos óvulos, o sêmen congelado estará disponível no momento que precisar.


Profissões de alto risco Muitas ocupações podem causar algum prejuízo para o sistema reprodutivo masculino e levar à infertilidade, como pessoas que trabalham com poluentes ambientais, com raio-X ou em ambientes nucleares. Além das citadas anteriomente, bombeiros, policiais e trabalhadores da construção civil são propensos à quedas e outros acidentes que podem resultar em algum ferimento testicular. Da mesma maneira, jogadores de alguns esportes como hóquei, futebol, basquetebol e futebol correm um risco particularmente elevado de lesão testicular, que pode comprometer a fertilidade. Desta forma, o congelamento prévio à lesão seria o mais indicado, a fim de precaução.